Projeto interdisciplinar Ensino Fundamental I

Projeto de Integração

O Projeto de integração e acolhida é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Auxilium, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

leitura está presente em nossa sociedade nas mais diversas situações por que passamos e espaços que frequentamos: em casa, na escola, na igreja, no shopping; quando lemos uma notícia, preenchemos um formulário, fazemos uma lista de compras, redigimos um currículo, uma carta ou um bilhete e até quando separamos um tempo dedicado à fruição. Ler é, portanto, uma atividade ligada ao dia a dia da nossa sociedade, quer nas atividades consideradas obrigatórias, quer nas atividades de lazer. Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem desenvolver a leitura como atividade de fruição. Algumas ainda apresentam dificuldades em ler textos multissemióticos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano pós-revolução tecnológica. A esse respeito, a Base Nacional Comum Curricular considera que:

A formação do leitor competente acontece quando há três fatores presentes em sua trajetória de vida: acesso aos livros e materiais de leitura, vínculo afetivo na mediação entre o estudante e o livro e um mediador com formação sólida que ame a leitura.

- Apreciar a leitura de diversos gêneros textuais.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, utilizando a narrativa dos livros.
- Promover a concentração e atenção.
- Estimular a procura de outros livros.
- Instigar a imaginação, fantasia, criatividade.
- Descobrir talentos na área de linguagem.
- Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita.
- Refletir sobre a escrita convencional das palavras.
- Ampliar o repertório e o vocabulário.
- Estabelecer relações entre linguagem oral e linguagem escrita.

Desenvolvimento do trabalho

Em cada um dos segmentos, o trabalho com a leitura será transversal nos diferentes campos de experiências e componentes curriculares, a saber.

No Ensino Fundamental, a leitura será trabalhada de forma transversal nos seguintes componentes: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino religioso, incluindo-se os espaços pedagógicos e biblioteca.

Educação financeira

A educação financeira é uma das principais competências que asseguram a qualidade de vida no futuro. É preciso aprender a gerar dinheiro com responsabilidade e empreendedorismo, e saber gastar, economizar e investir, levando em consideração aspectos éticos e ambientais. Para isso, foi desenvolvido um programa inovador e exclusivo de educação financeira para estudantes.

Acreditamos que as aulas desenvolvem a inteligência financeira nos estudantes, desde o início, permitindo que usufruam dos próprios recursos de forma correta, superem desafios e aproveitem as oportunidades com mais segurança a partir de atitudes simples e conscientes. Desenvolvendo, assim, habilidades e comportamentos financeiros sustentáveis com empreendedorismo, ética, cidadania, cooperativismo, responsabilidade social e ambiental tudo no ambiente escolar.

As aulas acontecem dentro Da matriz curricular, para os alunos do 1º ao 5º ano, com livros de atividades e ferramentas pedagógicas.

No material estão presentes temas interdisciplinares e contextualizados que compõe o mapa de habilidades da sustentabilidade financeira da Oficina das Finanças.