COLÉGIO AUXILIUM

O Colégio Auxilium é dirigido pelas religiosas, Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas – pertencentes à Província Madre Mazzarello (presente em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal) uma das nove Províncias do Brasil, é uma Instituição de caráter Educacional que contribui com a construção da sociedade através da educação e formação de crianças, adolescentes e jovens.

Em 03 de maio de 1937 Ir. Thereza Quadros e Ir. Zita Lanna, ao convite das Autoridades Civis e Eclesiásticas, vieram para dirigir a então Escola Normal de Anápolis, já em funcionamento e dirigida por leigos. Em 1938 as Autoridades entregaram definitivamente a Escola Normal de Anápolis à administração e direção das Irmãs Salesianas. A prefeitura fez a doação de um terreno com duas casas para residência das Irmãs e funcionamento da escola. Mais tarde as irmãs adquiriram mais espaço para ampliar a escola.

A fundação oficial aconteceu no dia 03 de fevereiro de 1938 quando foi denominada Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora realizando o sonho de muitas famílias que se preocupavam com a formação e o futuro de suas filhas. A partir de 1943 recebe o nome de Ginásio Auxilium e em 1973 passa a Colégio Auxilium, portanto, 79 anos de dedicação educacional à juventude Anapolina.

De 1938 até 2014 já passaram pelo Colégio Auxilium quase 18.000 alunos, 210 Irmãs salesianas e 19 diretoras das quais 12 são vivas, inclusive Ir. Irene Lanna, que neste ano completou 111 anos. Como em outros colégios salesianos, o Auxilium conta com uma Diretora Institucional e uma Diretora Pedagógica para melhor atender às necessidades pedagógicas e institucionais garantindo uma educação de qualidade.

Sua proposta educativa é fundamentada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, marca pedagógica-pastoral da educação salesiana. Com sua proposta, atualiza o carisma e o sonho missionário de Dom Bosco e Madre Mazzarello respondendo, assim, à sua identidade de formar crianças e jovens como honestos cidadãos e cristãos engajados, comprometidos com o bem social e com o desenvolvimento da vida.

Há dez anos o Colégio Auxilium faz parte da REDE SALESIANA de ESCOLA (RSE), que reúne cerca de 90 mil alunos e 5 mil professores em mais de 110 escolas de 70 cidades brasileiras. A Rede Salesiana de Escolas oferece aos alunos e educadores uma série de recursos educacionais on-line, que estão conectados ao que há de mais atual no mercado. São eles: o Portal rse.org.br; o Portal Futurum e Editora Digital EDEBE.

A espiritualidade permeia todos os aspectos do Projeto Pedagógico Pastoral do Colégio Auxilium que forma jovens de maneira integral, dando atenção ao seu aspecto diferencial humanitário e comportamental com o objetivo de evangelizar educando e educar evangelizando do Maternal ao Ensino Médio.

Ir. Luzia Maria Batista – FMA

Diretora Institucional