VIDES – Voluntariado Internacional de Educação à solidariedade.

Mas o que é VIDES?



    • a associação de voluntariado promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em 1987, e reconhecida como Associação Internacional sem fins lucrativos (AISBL) em 1991

 

    • uma ONG (Organismo não governamental) reconhecida pelas Nações Unidas (2003) com estatuto consultivo para temáticas relativas aos direitos humanos, à mulher, às crianças e aos jovens

 

    • uma ONG membro do Departamento da Pública Informação (DPI) das Nações Unidas, desde 2001

 

    • uma associação internacional que opera através das sedes de 32 países em coordenação com a sede operativa central (Via Gregório VII, 133 – 00165 Roma)



O que faz o VIDES?



    • propostas de voluntariado aos jovens para que prestem um serviço gratuito e solidário no próprio território (voluntariado social) e fora do próprio território (voluntariado internacional) a curto prazo (de um a três meses) e/ou a longo prazo (de um a dois anos)

 

    • projetos de desenvolvimento em cooperação com as missões das Filhas de Maria Auxiliadora

 

    • adoções à distância

 

    • cursos e encontros de formação

 

    • informações sobre a promoção dos direitos humanos em ligação com os programas das Nações Unidas



Onde está o VIDES?



    • como sede central operativa em nível internacional na Via Gregório VII, 133 – 00165 Roma

 

    • como sedes operativas locais em

 

    • América (Canadá, Estados Unidos Leste e Oeste, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Chile, Uruguai, Brasil (S. Paulo, Belo Horizonte, Rio, Sul).

 

    • Ásia (Índia, Filipinas, Japão, Camboja, Vietnã).

 

    • Europa (Portugal, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Bélgica francesa, Bélgica flamenga, Polônia, Hungria, Eslováquia, Repub. Tcheca).



Campo de Formação VIDES

 

A doação de si mesmo aos outros é o ponto alto da vivência cristã. O Campo de Formação VIDES acontece todos os anos na Inspetoria Madre Mazzarello, nas cidades de Aparecida de Goiânia (GO) e em Minas Gerais, no final dos meses de junho e julho.

 

É uma experiência de voluntariado que apresenta aos jovens estudantes do Ensino Médio, presentes nas escolas, obras sociais e paróquias, uma nova maneira de ser e de estar no mundo, a partir do amor que nos torna solidários.

 

Durante o VIDES, os jovens se preparam para tornarem-se voluntários. Para isso, os dias são organizados da seguinte forma: pela manhã formação, com os seguintes temas: Realidade mundial e local, a pessoa de Jesus Cristo, Dom Bosco, Madre Mazzarello e Missionariedade. A tarde é dedicado às visitas e brincadeiras com as crianças da comunidade onde o Campo de Formação está acontecendo.
As atividades realizadas no campo de formação é de suma importância pois, leva o jovem a enxergar a realidade com um olhar novo, e perceber que “um outro mundo é possível”

 

Durante o Campo de Formação acontece o Retiro Espiritual, o sacramento da Reconciliação e a Celebração da Eucaristia, momentos em que o “Jovem VIDES”, faz a experiência da presença de Deus na própria vida.

 

O Campo de Formação é intenso, com densidade nos conteúdos e nas atividades, porém, tudo é realizado com leveza, priorizando o protagonismo dos jovens. Aos poucos, o grupo se torna uma comunidade, unida na vida, na fé, na esperança e no amor.

 

Para muitos, o VIDES passa a ser não apenas um campo de formação para voluntários, mas uma grande família que busca dar vida ao sonho de Deus, que é a vida plena para todos. Esse é um grande sinal da atualidade e grandiosidade da proposta cristã, à qual os jovens estão verdadeiramente abertos.

 

Terminado o Campo de Formação, os jovens não são mais jovens comuns, são Jovens Voluntários VIDES! São Jovens Salesianos, conectados com Deus, com o outro, apaixonados pela vida!