Manual aluno Colegio Auxilium 2020

 

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA

 

PALAVRA DA DIREÇÃO

 

Querido aluno e Família,

 

O Colégio Auxilium está muito feliz com a caminhada feita até agora com a família e aluno em 2020. Neste ano o colégio completou 82 anos de história em Anápolis. Uma trajetória de sucesso! Quase um século educando para o Vestibular da Vida.

O Colégio Auxilium, é uma Instituição séria, que respeita o ser humano como pessoa única e capaz de construir a sua aprendizagem. A educação é assumida como um processo de construção e desenvolvimento pessoal.

Para tanto, o passo inicial do processo é conhecer e reconhecer os fundamentos que levam nossa escola a este objetivo maior e isto pode ser feito tendo por base este manual que agora se apresenta.

A construção e divulgação do MANUAL DA FAMÍLIA E DO ALUNO é parte do caminho, pois é nele que são encontradas as informações básicas necessárias sobre o funcionamento geral da nossa Escola, de modo a que todos os membros do Colégio Auxilium tenham conhecimento de como proceder frente às situações do dia-a-dia.

A leitura deste manual é fundamental e aconselhamos que ela seja compartilhada entre família e aluno, pois o seu pleno conhecimento é sem dúvida garantia de um ano letivo tranquilo.  Guarde-o com carinho para consultar sempre que necessário.

O nosso caminhar é traçado de Esperança e acreditar que é possível fazer a diferença na sociedade. Preparamos seus filhos para o vestibular profissão e vestibular da vida. A escola é o espaço privilegiado para estudo sério e comprometido para que o sucesso se torne realidade é necessário o empenho e dedicação do educador, do aluno e da família. É também uma ótima oportunidade de juntos, vivenciarmos o amor fraterno, a alegria de viver.

Desejamos a todos uma caminhada integrada e feliz entre família, escola e que Deus nos conduza pelos caminhos que nos leva a seu Filho Jesus.

Que Dom Bosco, Madre Mazzerello e Nossa Senhora Auxiliadora, estejam sempre presentes em suas vidas.

Com ternura meu abraço fraterno.

 

Ir.Raquel Vieira da Luz  e equipe gestora

Diretora Institucional e Pedagógica

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO DA REDE SALESIANA DE ESCOLAS BRASIL (RSB)

 

INTRODUÇÃO

 

  • No Brasil desde 1883, a ação salesiana no campo educativo tem longa tradição sem perder de vista a inovação.  Para tanto, em 2005 deu um grande passo pedagógico-pastoral com o início da Rede Salesiana de Escolas (RSB).
  • A RSB leva muito a sério o binômio tradição-inovação. Desde suas origens, as escolas salesianas entenderam e acolheram as dificuldades e mudanças de cada época como oportunidades para extrair de seu rico patrimônio pedagógico novas e criativas respostas para os desafios de cada momento.
  • A RSB assume, portanto, os desafios contemporâneos e, mediante suas instituições educativas, oferece uma resposta concreta, sistemática e ampla para a formação continuada e integral de seus próprios protagonistas, educandos e educadores.

 

 

A ESCOLA SALESIANA

 

  • Sintonizada com os desafios e programas educacionais do Brasil, a RSE segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em permanente diálogo com o carisma e a missão salesiana.
  • Construir um projeto de escola centrado nas relações entre pessoas comprometidas com a transformação da realidade em que estão inseridas, visando à contínua e indispensável formação de uma comunidade educativa: é esse o desafio que o legado pedagógico de Dom Bosco (1815-1888) e de Madre Mazzarello (1837-1881), fundadores da Família Salesiana, coloca para a RSB. Desde sua origem no século XIX, o estilo salesiano de educar inspira-se nos valores cristãos e pauta-se no paradigma de educar pelo amor, sob o prisma da inclusão e da reciprocidade.
  • Tudo isso obriga a pensar a escola como espaço privilegiado de comunicação de idéias e ideais, de reflexão e ação, de solidariedade e respeito às diferenças. Desse modo, a organização da escola, a metodologia de trabalho, os referenciais teóricos e os recursos didáticos são instrumentos para a construção desse projeto, além de caminho de qualificação constante para os educadores da RSE.
  • A educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa. Sua missão é "fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores evangélicos".

PROJETO DE PESSOA E DE SOCIEDADE

 

A - Perfil do educando

  • A RSB redefine modelos, estilos e conteúdos educativos e faz disso uma contribuição valiosa para a formação crítica, ética, social e política do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

B - Crenças e valores

  1. Na base motivadora dessa tarefa educativa, e dando-lhe consistência, encontram-se as crenças de que:
  • na comunidade educativa, todos são educadores e vivem essa sua missão como compromisso de vida;
  • todo educando traz consigo potencialidades para o desenvolvimento e a prática do bem;
  • o educando é o protagonista de sua própria formação e de sua história;
  • é possível educar evangelizando e evangelizar educando;
  • o estilo de educação configura-se não só como método, mas também como espiritualidade;
  • a reciprocidade é o melhor caminho tanto para se entender o relacionamento entre as pessoas como para promovê-lo.

 

  1. Há igualmente valores na base motivadora do projeto da RSB, operacionalizados no cotidiano da ação educativa:
  • a presença propositiva do educador entre os educandos;
  • a preventividade, uma das marcas da proposta educativa salesiana, entendida como geradora de um conjunto de atitudes e ações no relacionamento entre educador e educando, em vista do futuro, na consciência de que é melhor "prevenir do que reprimir";
  • o ambiente educativo, que favorece o relacionamento em um clima de acolhida, de alegria e de corresponsabilidade;
  • as forças interiores, configuradas no trinômio razão, religião e amorevolezza (amor educativo), às quais se faz constante apelo na experiência educativa salesiana.

 

  1. É pensando em seus educandos e educadores, e tendo em conta esses valores e atitudes, que a RSE assume e se compromete a oferecer às escolas que a integram os recursos pedagógicos essenciais à realização das metas propostas.

 

C - Avaliação escolar

  • A avaliação funciona como uma lente que permite focalizar o aluno, seus avanços e necessidades. O ensino do professor é regulado pela aprendizagem do aluno, que não pode ser medida unicamente por meio de uma escala numérica relativa a um período curto de tempo, com um momento pré-fixado para a avaliação.
  • A avaliação integra o próprio processo de trabalho do aluno no dia-a-dia da sala de aula, nos momentos de discussão coletiva e de realização de tarefas em grupos ou individuais. Nesses momentos pode-se perceber se o aluno está ou não se aproximando dos conceitos e habilidades considerados importantes. O professor pode ainda localizar dificuldades e auxiliar para que estas sejam superadas mediante intervenção, questionamento, complemento de informações ou busca de novos caminhos de aprendizagem.
  • É em razão disso que a avaliação não pode ser feita por meio de um único instrumento, nem se restringir a um momento apenas. Para avaliar de fato a aprendizagem de diferentes alunos, levando em consideração suas múltiplas competências e formas de aprender, seus bloqueios emocionais e seu envolvimento externo ao ambiente escolar, as ações de avaliação necessitam fornecer condições para que o professor analise, instigue, reflita, envolva-se e tome decisões e providências junto a cada aluno. Nessa perspectiva, aluno e professor se avaliam mutuamente.

 

 

ESTRUTURA FUNCIONAL DO COLÉGIO AUXILIUM -2020

 

DIRETORA INSTITUCIONAL E PEDAGÓGICA

Irmã  Raquel Vieira da Luz

Horário de atendimento  2ª a 6ª feira das 7h30 às 12h das 14h às 16h

Responde pela representação, organização, proposta pedagógico-pastoral da Instituição.

Responde pelo acompanhamento e gerenciamento da proposta pedagógico-pastoral junto à equipe educativa do Colégio Auxilium.

 

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

Educação Infantil EFI

Ecleane Jesus de Oliveira Lopes

Horário de atendimento ( 2ª a 6ª feira das 14h às 17h)

Horário de atendimento matutino- 3ª e 5ª feira das 7h às 9h30

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Andréia Vieira de Souza Menezes

Horário de atendimento (2ªa 6ª feira das 7h30 às 11h30)

Responsáveis pela elaboração e gerenciamento da implementação da proposta pedagógico-pastoral do Colégio no que se referem a métodos, programas, materiais e processo de avaliação. Coordena a montagem ou revisão da matriz curricular, bem como a definição dos conteúdos programáticos e metodologia de ensino junto com a equipe, visando a favorecer a formação integral do educando.

 

 

 

ANIMADORA DE PASTORAL

Irmã  Josefa Americo Rolim

Coordenação de Pastoral Educação Infantil, Fundamental I Fundamental II e Ensino Médio.

Participa do planejamento pedagógico-pastoral em estreita colaboração com a coordenação pedagógica e orientação educacional para garantir que educandos e educadores desenvolvam condições de atuação na transformação cristã da vida em sociedade.

 

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

Orientadora Educacional Educação Infantil, Ensino Fundamental I, ,Ensino  Fundamental II e Ensino Médio

Renata Morais Silva lima

Horário de atendimento: (2ª a 6ª feira das 7h30 às 10h30) ( 2ª 4ª e 6ª feira das 13h30 às 17h 00 )

Trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com a Coordenação Pedagógica e os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

 

Gestão financeiro e de Patrimônio

Antônia Margarida Faria

Responsável pela administração e pelo controle financeiro do Colégio. Emite os boletos bancários de pagamento das mensalidades, que poderão ser pagos em qualquer banco do sistema de compensação integrada, até a data do vencimento indicada no próprio boleto. Pagamentos após o último dia útil do mês serão feitos na empresa de cobrança. Para solicitação da segunda via do boleto, será cobrada uma taxa de R$ 1,00 por boleto.

Horário de atendimento: (2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30 das 12h30 ás 17h ).

 

Secretária dos Serviços Educacionais

Beatriz  de Oliveira Parreira

Responde pelos assuntos relacionados à vida acadêmica e curricular.

Horário de atendimento ( 2ª a 6ª feira das 7h às 12h. - 14h às 17h)

 

 

Biblioteca

Lucymeire Teixeira Rocha

Responsável por ambiente prazeroso onde a leitura proporciona ao aluno viajar e conhecer ampliando sua área do conhecimento.

 

Informática TI

Henrique Pereira

Responsável pela informática, material digital da edebe, publicidade e comunicação

 

CONTATO FAMÍLIA-ESCOLA

Para qualquer comunicação com a escola entrar em contato pelo telefone 3327 0545 e agendar horário.

 

CURSOS OFERECIDOS

 

São oferecidos pelo Colégio Auxilium os seguintes cursos:

 

  • Educação Infantil  (Maternal( 2 anos) Infantil:1 (3 anos) infantil 2 (4 anos) Infantil 3: (5 anos)
  • Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano)
  • Ensino Fundamental II (6º ao 9ºano)
  • Ensino Médio (da 1ª série a 3º série)

 

 

COMUNICAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA   

 

A comunicação na escola acontece por meio de instrumentos oficiais como circulares, boletins informativos.

A agenda do aluno é um poderoso instrumento de comunicação entre a escola/professor e a família.  Esteja sempre atento à agenda de seu filho.

 

  1. E-MAIL contato@colegioauxilium.com.br
  • Todos os comunicados e informativos enviados aos pais via alunos, também estão postados na agenda eletrônica do colégio. https://edu.edebe.com.br/

 

  • data e matéria das provas;
  • tarefas de casa;
  • eventos.

 

  • Mantenha seu endereço, bem como todos os dados de contato, sempre atualizados. Isso é fundamental para a segurança de seu filho.

 

  1. SITE DA ESCOLA

 

Para aumentar a eficiência do trabalho interno e do atendimento aos nossos alunos e famílias, estamos em contínuo aperfeiçoamento e modernização de nossos recursos tecnológicos.  

O site do Colégio Auxilium (www.colegioauxilium.com.br), informa-o diariamente de nossa rotina escolar.

Nele você encontra informações tais como:

  • horário das aulas;
  • boletim on line;
  • dicas de livros;

 

Acesse o site sempre que possível.  Ele é uma importante ferramenta de informação sobre tudo o que acontece na escola.

  1. REUNIÃO DE PAIS

 

As reuniões de pais são convocadas pela Direção Pedagógica ou Coordenação Pedagógica, por meio de circular, seja para a apresentação da equipe e das propostas de trabalho no início de cada ano letivo, seja para a discussão e reflexão sobre temas educacionais (reuniões temáticas) ou para os encontros com os professores de cada série, ao longo do 1º e do 2º semestres letivos.

São realizadas Reuniões de Pais e Mestres trimestralmente, para que os responsáveis tenham a possibilidade de conversar com os docentes de seus filhos sobre o andamento do ano escolar.

As circulares enviadas pelo Colégio aos pais são anexas na agenda do aluno.

 

  1. ATENDIMENTO AOS PAIS

 

Para reuniões individuais com Direção (Institucional ou Pedagógica), Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional solicitamos a gentileza de AGENDAR HORÁRIO com a Maria José  recepcionista para que todos possam ser atendidos de maneira devida e sem percalços.

 

Pedimos aos pais/responsáveis que toda comunicação com o aluno dentro da escola, no período de aula, seja feita pelo telefone da escola (3327 0545) e não por celular.  O uso do celular pelo aluno em sala de aula é considerado falta grave.

 

  1. NORMAS DE CONVIVÊNCIA

 

Dentro das crenças e valores salesianos, o Colégio Auxilium entende a disciplina e o limite como fatores significativos na construção das normas de convivência. Estas se baseiam em alguns princípios essenciais ao bom relacionamento entre as pessoas e procuram assegurar:

  • a convivência saudável de pessoas dotadas de inteligência e vontade livre e, portanto, responsáveis por seus atos e suas consequências;
  • a prática eficiente de direitos e deveres, decorrentes da própria natureza de pessoa e da comunidade escolar;
  • a expressão das crenças e valores do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano.
  1. DIREITOS DOS ALUNOS
  • Ter oportunidade de educação integral, humana e cristã;
  • Ter oportunidades de se defender;
  • Ter acesso às fontes e aos recursos didáticos, culturais e de pesquisa;
  • Ter ambiente disciplinar compatível com as atividades escolares;
  • Ter acesso à sua documentação escolar pelo seu representante legal;
  • Esclarecer dúvidas quanta às notas obtidas com a revisão de provas. (O aluno poderá solicitar a revisão de provas com requerimento, à Coordenação Pedagógica, em até, no máximo, 48 horas após a entrega oficial dos resultados);
  • Receber uma sólida formação acadêmica;
  • Falar com a Diretoria do Colégio;
  • Solicitar ajuda dos professores, assistentes, orientadores e auxiliares em geral;
  • Ser valorizado e respeitado como pessoa de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. DEVERES DOS ALUNOS

 

  • Conhecer e respeitar a filosofia e as normas disciplinares da Escola;
  • Tratar com respeito e urbanidade todos os integrantes da Comunidade Educativa;
  • Ser assíduo e participar de todos os trabalhos escolares, tendo consigo o material necessário às atividades;
  • Ser pontual no início das aulas e após o recreio. Ao ouvir a música convencionada, o aluno deverá deslocar-se para as salas de aula, pois, ao toque do sinal, o professor fechará a porta e os alunos deverão dirigir-se à Orientação Educacional/Coordenação Pedagógica e não poderão assistir à aula, sendo advertidos por escrito;
  • Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores, com empenho e dedicação;
  • Criar o hábito de estudo, fazendo as tarefas de casa e revendo os conteúdos trabalhados em sala, diariamente;
  • Usar o uniforme padrão estabelecido pelo Colégio Auxilium nas atividades cotidianas . Não será permitido o uso de qualquer outra camiseta durante as aulas. Para as atividades extraordinárias, os coordenadores encaminharão orientações a respeito;
  • Ler, diariamente, os comunicados afixados na sala de aula, referentes à sua turma;
  • Retornar pontualmente os canhotos de recibo dos comunicados enviados a seus pais/responsáveis;
  • Cuidar dos seus pertences (os objetos, quando encontrados ou entregues por terceiros, ficam à disposição dos donos nos Achados e Perdidos);
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, móveis, utensílios, aparelhos e qualquer outro material, podendo ser solicitado a ressarcir o colégio pelos prejuízos que causar;
  • Indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais ao Colégio ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários;
  • Ocupar o lugar que lhe for destinado, no mapeamento da sala.

 

  1. NÁO É PERMITIDO AOS ALUNOS

 

  • Faltar às aulas sem justificativa da família. A frequência às aulas é obrigatória, sendo vetado o abono de faltas;
  • Ausentar-se do Colégio sem que esteja devidamente autorizado pela família e pela Escola, por escrito. O aluno que sair sem esta autorização estará sujeito às sanções disciplinares descritas neste manual;
  • O aluno só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar problema de saúde comprovado por atestado médico. Os atestados ou justificativas de faltas às atividades deverão ser entregues aos professores de Educação Física. O aluno dispensado da prática de exercícios físicos assistirá às aulas ministradas, devendo realizar uma atividade escrita, a fim de ser avaliado;
  • Entrar e sair da sala de aula sem autorização. O aluno que necessitar ausentar-se da sala durante a aula só poderá fazê-lo com a autorização do professor;
  • Fazer uso, em sala de aula de qualquer equipamento eletrônico nas dependências da escola (o Colégio não se responsabiliza por perdas desses objetos, material escolar e dinheiro);
  • Fazer uso de telefone celular dentro da sala de aula ou mantê-lo sobre a carteira sob qualquer hipótese;

 

FAZER USO DE CELULAR OU QUALQUER OUTRO APARELHO ELETRÔNICO EM SALA DE AULA SEM AUTORIZAÇÃO DO PROFESSOR É CONSIDERADO FALTA GRAVE. Os alunos do EFII à partir de 2020 não poderão trazer nenhum dispositivos para a escola como: Celular, Tablet e Notebook .Acompanharão as aulas pelo aparelho da escola, utilização o livro físico e o digital  será utilizado em casa.

  • Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, bilhetes e outros recursos inconvenientes para o ambiente de aprendizagem;
  • "Colar" durante qualquer avaliação. O aluno que estiver colando ou colaborando com a cola terá a prova anulada, sem direito a outra avaliação (substituição da nota). Em casos de reincidência, medidas enérgicas serão tomadas pelo Colégio.
  • O aluno que portar telefone celular ou outros objetos não pertinentes à prova terá seu instrumento de avaliação anulado;
  • Afastar-se da própria sala entre uma aula e outra. Não existindo intervalo entre as aulas, o aluno deverá aguardar o professor em sala e, à sua entrada, dirigir-se ao seu lugar, em silêncio;
  • Comer, mascar chicletes ou chupar balas durante as aulas;
  • Usar boné, capuz, touca e gorro nas dependências do Colégio;
  • Permanecer nas dependências do Colégio, ao término do período de aulas, com exceção dos alunos que praticam alguma atividade extraclasse (escolinhas), devidamente uniformizados e acompanhados pelos educadores responsáveis;
  • Trazer bolas para a escola e fazer uso delas sem autorização de Professores, Coordenação e Orientação.
  • Praticar qualquer tipo de comércio, promover coletas, rifas, ainda que seja a venda de convites para festas dentro ou fora do Colégio, salvo quando houver autorização explicita da diretoria;
  • Fazer propaganda de eventos ou produtos sem a prévia autorização da Orientação. O material será analisado e, se autorizada a sua exposição, ele permanecerá exposto durante um prazo determinado;
  • Introduzir, no espaço escolar, pessoas que não façam parte do quadro da Instituição (com exceção dos casos em que houver autorização para isso) junto a Orientação;
  • Não é permitido namoro na escola.

 

  1. SANÇÕES DISCIPLINARES

Conforme o Art. 137° do Regimento Escola do Colégio Auxilium, “As intervenções pedagógicas devem ser notificadas e orientadas aos pais ou responsável que devem acompanhar todo o procedimento e podem ser aplicadas por meio: de orientações pedagógicas, de procedimentos disciplinares e de sanções sempre com características pedagógicas e serão aplicadas conforme a gravidade e/ou reincidência das faltas”. E podem ser:

I . orientação pedagógica

II. advertência (oral ou escrita)

III. suspensão da sala de aula (de no máximo dois dias letivos, cumprindo tarefas escolares, atividades de pesquisa ou elaboração de trabalhos “dentro do espaço escolar”)

IV. transferência pedagógica poderá ser realizada somente nos seguintes casos:

a) Quando for comprovada a absoluta inadaptação do aluno ao regime da escola;

b) Quando for recomendada para a segurança (física e psíquica) do aluno, dois colegas ou dos docentes;

c) Quando for indicada como alternativa para melhorar o desenvolvimento educacional do aluno.

 

Importante: conforme a gravidade da falta praticada, poderá ser aplicada, desde logo, qualquer uma das sanções, independentemente da ordem em que foram enumeradas. Compete à Diretora a aplicação do item IV.

     “Até meu último suspiro será para vocês jovens” Dom Bosco

 

                                                      

SISTEMA DE AVALIAÇÃO, DE RECUPERAÇÃO E DE PROMOÇÃO

 

  1. EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A avaliação da criança na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, se faz mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, em documento próprio, obedecendo aos Princípios Éticos, Políticos e Estéticos.
  • Na Educação Infantil a avaliação é global e constante, com base no acompanhamento, observação e registro das atividades desenvolvidas pelos alunos, sendo seus resultados comunicados aos pais ou responsáveis, sempre que necessário e semestralmente, por meio de relatórios.
  • A avaliação está articulada com a Proposta Político Pedagógica possibilitando o acompanhamento permanente da criança em seu desenvolvimento, dentro do contexto sociocultural, respeitando-a em sua individualidade na construção do saber, tendo como referência os aspectos que compõem a formação humana.

 

  • ENSINO FUNDAMENTAL I , ENSINO FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO

 

  • Em nossa escola a avaliação é contínua. A orientação de estudos e o cronograma de provas são repassados pelos professores em sala de aula e divulgados em nosso site.
  • Na elaboração das avaliações são levados em conta tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos.
  • No início de cada trimestre, os professores divulgam em sala a sua forma de avaliação, bem como a divisão dos pontos, que também podem ser acompanhadas pelo site da escola.
  • Todos os alunos de 1° ano (Fundamental I ) a 3ª série do Ensino Médio fazem  duas provas por trimestre (AV1 e AV2) , simulado e mais AC ( atividade complementar,))
  • Com relação ao SIMULADO: Visando a preparar nosso aluno para a vida e seus desafios, adotamos o Simulado a partir do 1° ano (Fundamental I ) ao 3ª série ( Ensino Médio ), totalizando 3 ( três ) simulados/ano. Essas provas englobam questões tipo teste de todas as disciplinas e a matéria envolvida é toda aquela já estudada durante o ano letivo ( sendo esta acumulativa). A participação nestas provas é de extrema importância para o aluno que tem assim mais um instrumento para medir seu aprendizado e aproveitamento. O simulado não tem 2ª chamada

 

  • O ano letivo é dividido em três trimestres, sendo que a cada um corresponde a seguinte pontuação:

 

 

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS DO ANO LETIVO

Período

1º TRIMESTRE

2º TRIMESTRE

3º TRIMESTRE

TOTAL

Total de pontos

30 pontos

35 pontos

35 pontos

100 pontos

Média

18 pontos

21 pontos

21 pontos

60 pontos

 

 

  1. PROVAS DE 2ª CHAMADA

 

Pelo nosso calendário, que se encontra na agenda do(a) filho(a) teremos após cada avaliação (AV1 e AV2) a 2ª chamada  para os alunos do  2° ano do Fundamental I à 3o série do Ensino Médio. A prova abrange todo o conteúdo tratado no período, com grau de dificuldade igual ao da avaliação perdida.

  • O aluno possui 72 horas para solicitar a 2ª chamada da avaliação perdida, após aplicação da mesma.
  • A solicitação deve ser feita diretamente na Coordenação Pedagógica e pagamento na Tesouraria da Instituição. A justificativa de ausência deverá ser apresentada por escrito no momento da solicitação.
  • É cobrada uma taxa de R$ 30,00 reais por prova de 2ª chamada.

 

  • A 2ª chamada só é autorizada:

a) Em caso de doença comprovada, por meio de atestado médico;

b) Para alunos federados, por motivo de competição, por meio de ofício dirigido ao Colégio pela respectiva Federação;

c) Por razões de luto ou convocação oficial;

d) Outros casos ou situações são avaliados pela Equipe Pedagógica.

 

  • A 2ª chamada não é autorizada:

a) Para ausências que configurem falta coletiva (5 ou mais alunos);

b) Em casos de atraso, falta de preparação para a prova, viagens de passeio.

   

  1. RECUPERAÇÃO PARALELA E FINAL

 

O Colégio Auxilium oferece aos alunos do Ensino Fundamental I , II e Ensino Médio, estudos dirigidos   da seguinte forma: paralela após o resultado de cada avaliação ( listas de exercícios trabalhados em sala, diretamente pelo professor), e,  ao final de cada trimestre com blocos de atividades e plantão de dúvidas somente para esclarecer dúvidas para alunos abaixo da média ( antes da prova de recuperação), dessa forma visamos recuperação de conteúdos e de notas e, no final do ano, ou seja, no final do 3° trimestre com a recuperação especial. Datas se encontram anexadas  na agenda dos alunos.

 

A recuperação paralela do Ensino Fundamental I , II e Ensino Médio é feita da seguinte forma:

 

1. Após cada prova, os professores disponibilizam exercícios de recuperação para todos os alunos;

2. Os exercícios de recuperação são desenvolvidos em aulas especiais de retomada de conteúdo, com os professores, em todas as disciplinas, no período normal de aulas.

 

A recuperação final para alunos do Ensino Fundamental I , II e Ensino Médio ocorre após o final do período regular das aulas anuais, em época definida no calendário escolar, para alunos com aproveitamento anual abaixo de 60 (sessenta) pontos em até 03 (três) componentes curriculares e com frequência anual igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

 

I- Alunos com média final inferior a 30 pontos ou frequência inferior a 75% estão automaticamente retidos no referido componente curricular;

II- Alunos com média final inferior a 60 pontos em quatro ou mais disciplinas está automaticamente retido no ano escolar;

III- Não há 2° (segunda) chamada para atividades e avaliações de recuperação final, ressalvando os casos especiais, referendados pela Direção.

 

Uma vez submetido ao processo de recuperação final, o educando que obtém aproveitamento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, resultante da média aritmética entre resultado anual (RA) e resultado da recuperação final (RR), é considerado aprovado. 

P = MF + ( 2 x R)             

               3

Os conteúdos e a metodologia trabalhados na recuperação final são relacionados, respeitando a importância deles para o prosseguimento dos estudos no ano escolar seguinte.

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

 

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

As turmas e os eventuais remanejamentos são organizados obedecendo-se a critérios educacionais.A formação de turmas é de exclusiva competência da Coordenação da escola.

                   A mudança de aluno de uma turma para outra só se dará em casos de extrema necessidade a serem analisados pela Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica.

 

HORÁRIO DAS AULAS

A pontualidade é imprescindível para o bom andamento de toda a atividade diária. Atrasos frequentes sempre ocasionam prejuízos para o aluno. A pontualidade, no início do turno escolar, traz grandes benefícios ao estudante, principalmente pela acolhida que é um momento forte de nossa proposta educativa.

Solicitamos aos pais de crianças da educação Infantil e Fundamental I uma especial atenção no término do período escolar: o atraso do adulto gera ansiedade, inquietação e insegurança para a criança, bem como transtornos e dificuldades para a Escola.

  • Turno Matutino

Início:         07h05min – Todos os segmentos

Término:   11h45min – Do Fundamental I

                   11h45min e 12h35min – Fundamental II e Médio

Atenção ao horário de aula- 6º horário

Ensino Médio- Todos os dias;

6º ano- Todas as segundas – feiras;

7º ano- Todas as segundas-feiras;

8º ano- Todas as quintas -feiras;

9º ano- Todas as terças e quartas feiras;

                   12h35min – Ensino Médio

  • Turno Vespertino

Início:          13h –  Do Infantil ao 4º ano

Término:     17h30min – Infantil ao 4° ano

ATENÇÃO SENHORES PAIS 

O portão de alunos será fechado às 7h15min turno Matutino

No turno  vespertino às 13h15min                  

 

  1. ATRASOS

 

  • O limite para entrada do aluno em sala de aula após o sinal é 7h15 ( para a 1ª aula)  pela manhã e 13h10 à tarde.  Para tanto, o aluno deve apresentar-se à Orientadora Educacional.
  • Após este horário, os alunos não podem entrar em sala, salvo situações especiais, analisadas pela Orientação Educacional.
  • Em caso de atraso, o pai deve dirigir-se junto ao aluno à Orientação Educacional de seu grau de ensino.
  • Ao 3º atraso, dentro da mesma etapa escolar, o aluno só poderá participar da aula mediante presença do responsável junto com o estudante para uma reunião com a orientadora do setor.

 

Alunos reincidentes em atrasos só poderão participar das atividades escolares com a presença do pai/responsável na Orientação de seu período escolar.

 

  1. SAÍDA ANTECIPADA

 

  • Caso o aluno, excepcionalmente, tenha necessidade de se ausentar do Colégio antes dos horários normais previstos, só poderá fazê-lo com a presença dos pais ou responsáveis, ou com autorização, por escrito, do responsável. O aluno deverá passar pela Orientação.

 

PERMANÊNCIA DO(A) ALUNO(A) NA ESCOLA

 

  • A permanência do(a) aluno(a) na Escola, fora do seu horário de aula, só será permitida se ele(ela) estiver participando de alguma atividade acadêmica e/ou esportiva/cultural e não estiver interferindo no trabalho do turno em questão.

 

  • PORTARIAS DA ESCOLA
  • Entrada do aluno - A entrada do aluno na escola é sempre feita pela Portaria da Rua Quintino Bocaiuva, aberta a partir das 06h40. Esta portaria é a ÚNICA VIA DE ACESSO DO ALUNO À ESCOLA.
  • Acesso dos pais e educadores – A Recepção Central do Colégio Auxilium localiza-se na Rua 14 de Julho. Por esta portaria, têm acesso à escola todos os membros adultos da Comunidade Educativa, bem como Fornecedores ou Terceiros. Para segurança dos nossos alunos e maior tranquilidade nossa e dos pais, o adulto deve identificar-se e aguardar permissão para entrar na escola.

 

  • HORÁRIO DA TARDE: para os alunos do turno vespertino e para aqueles que têm atividades neste período, fica estipulado que a entrada é pela Rua Quintino Bocaiuva.  O portão fecha-se às 13h05, por questão de segurança.

 

  • ENTRADA PARA O ESPORTE: só é feita pelo portão de esporte - Rua 14 de Julho e, no horário do mesmo, não é permitida a permanência na quadra fora do horário.

 

Solicita-se a não permanência dos pais nos corredores, janelas e portas das salas de aula para que não haja prejuízo do processo de ensino-aprendizagem.

 

  1. UNIFORME

 

  • O uso do uniforme é uma exigência diária em todos os níveis e em todas as atividades escolares. O boné não faz parte do uniforme e seu uso não é permitido no Colégio.  Nas ocasiões em que o uso do uniforme não for obrigatório, recomenda-se a utilização de trajes adequados ao ambiente escolar.

 

  • O uniforme (também o agasalho) deverá ser marcado com o nome e sobrenome do aluno para evitar perdas, pelas quais o Colégio não tem como se responsabilizar. Sendo seu uso obrigatório, o aluno só deverá participar das atividades escolares devidamente uniformizado. Pedimos que seja utilizado o calçado adequado para o desenvolvimento da rotina escolar: TÊNIS.

 

ATENÇÃO! Não será permitido o uso de sandálias, chinelos, sapatilhas, crocs ou similares, salvo o caso de prescrição médica ou comunicação do pai/responsável por telefone ou agenda. Esta regra é válida para todos os alunos do colégio  –  Educação Infantil  à 3º série do Ensino Médio.

 

  • Alunos sem o uniforme completo serão convidados a aguardar que o responsável traga o uniforme  que falta para que o aluno possa assistir aula. Não será permitido o uso de outra camiseta que não seja a do uniforme todos os dias da semana.

 

  • O aluno fica impedido de fazer provas e participar da recuperação ou qualquer outra atividade escolar, quando não estiver completamente uniformizado, não tendo direito a pedido de 2ª chamada.

 

  • O uso de camisetas de times de futebol, bonés, toucas, mini-blusas, camisete, camiseta manga longa qualquer camiseta sobre o uniforme  é terminantemente proibido em qualquer dia da semana.

 

  • Não é permitido, do 6° ( Fundamental II ) a 3ª série ( Ensino Médio ),  o uso de short ou bermudas no horário de aula, o mesmo, caso haja educação física, deverá ser colocado somente no horário da mesma.

 

  • Alunos que comparecem à escola no contraturno para utilização da biblioteca, laboratório,  treino, prova, recuperação ou qualquer outra atividade deverá vir obrigatoriamente uniformizados ( camiseta da escola e calça helanca – mulheres e tectel - homens) , uniforme do treino(esporte), somente deverá ser colocado na quadra, no horário do referido treino.  

 

  • Descrição do Uniforme:

 

  • * camiseta branca própria do Colégio Auxilium.
  • * calça comprida de helanca ( azul marinho ) com a logomarca do colégio ( Educação Infantil à 3º ano do Ensino Médio )
  • tênis branco, preto ou de cor escura;
  • Educação Física: camiseta sem mangas própria da escola, bermuda e tênis.
  • Esporte, conforme a indicação do professor (Amaury, Danillo, Júlio César e Murilo).

  

  1. AGENDA ESCOLAR

 

A Agenda Escolar do Colégio Auxilium faz parte do material escolar do aluno e deverá ser usada rotineiramente por educadores e educandos. Também os pais/responsáveis dos alunos devem utilizá-Ia ao oficializar alguma comunicação com a Escola, para solicitar a saída do(a)  aluno(a)  fora do horário normal escolar ou justificar a ausência dele(a) em alguma atividade escolar. Temos a oportunidade de utilizar a agenda digital com os alunos do EFII e Ensino Médio..

  1. MATERIAL DO ALUNO

 

É indispensável que o aluno tenha sempre à mão o material necessário para o seu trabalho diário na Escola. É importante que todo o material de uso pessoal seja identificado com nome, sobrenome e ano do aluno.

 

  1. ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL

 

É dever do aluno comparecer à escola com o material do dia completo. Não se esqueça de:

 

  1. Verificar as aulas do dia seguinte e organizar o material com antecedência;
  2. Verificar se há entrega de trabalhos, provas assinadas, pastas e portfólios marcados para aquela data e colocá-los junto ao material do dia.

 

3.NOTA AOS PAIS: solicitamos a gentileza de evitarem a todo custo trazer o material ou trabalhos esquecidos pelo aluno durante o período de aula.  Essa atitude é altamente prejudicial à formação da responsabilidade do estudante.  Casos especiais devem ser comunicados diretamente às Orientadoras Educacionais pelos responsáveis.

 

  1. MATERIAL PERDIDO

 

A escola não se responsabiliza por material perdido e recomenda aos alunos (e a seus pais que os orientem) a não trazer para a escola objetos de valor (joias, aparelho celular, importados etc.) ou dinheiro. Em caso de perda de material, caberá ao estudante procurá-lo junto aos "Achados e Perdidos". Semestralmente, todo material não procurado e recolhido e levado a comunidades carentes.

 

  1. TAREFAS DE CASA

 

O Colégio Auxilium entende que as tarefas de casa são fundamentais para a fixação do conteúdo aprendido. As tarefas são constantes e bem dosadas. É preciso atenção para não deixar de fazê-las, pois elas são a garantia do reforço do conteúdo estudado no dia.

Cabe ao aluno:

  1. Anotar as tarefas na agenda diariamente;
  2. Apresentar a tarefa completa no dia solicitado pelo professor;
  3. Em caso de falta, estar ciente de que deve mostrar as tarefas ao professor no dia de seu retorno sem que o professor precise perguntar, por isso, caso tenha realmente necessidade de faltar entre  em contato com algum colega de sala para se inteirar do conteúdo do dia.

 

A não apresentação da tarefa no dia informado pelo professor implica a perda da nota referente àquela atividade. Ficando o mesmo para fazer a tarefa no 6º horário.  

Qualquer caso especial referente às tarefas deve ser avisado à Orientação Educacional via agenda do aluno.

 

  1. TRABALHOS, PORTFÓLIOS E PASTAS

Os trabalhos de pesquisa, portfólios e pastas são parte integrante das tarefas a serem realizadas pelos alunos.

Sempre que entregar um desses materiais ao professor solicitante é OBRIGATÓRIO que o aluno assine uma lista confirmando o recebimento pelo professor.

 

IMPORTANTE: A Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica NÃO RECEBERÃO TRABALHOS.

Caso o aluno não entregue no dia, deve fazê-lo na próxima aula do professor, salvo situações especiais a serem analisadas pelo docente junto à Coordenação e Orientação.

 

  1. REMÉDIOS

 

Remédios, tais como antibióticos e outros, deverão ser trazidos de casa com posologia previamente estabelecida, para que se evitem os riscos de medicação inadequada. Caso o aluno necessite de alguma medicação durante o período de aulas entraremos em contato com os pais, solicitando a sua presença ao Colégio. Esse procedimento será adotado para todos os alunos, independentemente de sua idade, por exigência legal.

 

  1. TRANSPORTE ESCOLAR

 

A escola não tem frota de veículos para transporte de alunos. Os que utilizam o sistema de transporte escolar estarão sob a responsabilidade dos respectivos condutores. O Colégio não credencia ou mantém qualquer relação comercial ou contratual com os transportadores, ou seja, a responsabilidade pela contratação deste serviço é exclusiva dos pais ou responsáveis.

 

  1. BIBLIOTECA

 

A Biblioteca tem como objetivo a disseminação da informação por meio da aquisição, organização e conservação do seu acervo, proporcionando suporte às atividades de ensino, à pesquisa e ao lazer dos alunos, professores e funcionários do Colégio Auxilium.

 

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min.

 

Normas de conduta

 

  • É expressamente proibido fazer uso de aparelhos eletrônicos, telefone celular e alimentar-se na  biblioteca.
  • O material consultado deve ser deixado sobre as mesas, para que a reposição seja feita de modo correto pelos funcionários.
  • As reclamações e/ou sugestões deverão ser entregues à Diretora Institucional , por escrito, devidamente assinadas.

 

Responsabilidades dos leitores

 

  • Comunicar imediatamente a perda ou extravio de qualquer material do acervo da biblioteca.
  • Devolver o material da biblioteca dentro dos prazos estabelecidos.
  • Atender aos pedidos de comparecimento à biblioteca, quando solicitado.
  • Repor o material da biblioteca dentro dos prazos estabelecidos ou pagar os débitos referentes às multas, no caso de atraso na devolução do material.
  • Solicitar a renovação do prazo de empréstimo do material.
  • Zelar pela integridade das obras sob sua responsabilidade, visando a sua preservação.
  • Manter silêncio nas áreas de consulta, leitura e estudo da biblioteca, como forma de respeito aos usuários e adequação ao ambiente.
  • Dirigir-se aos funcionários da biblioteca com educação e respeito.

 

 

  1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURRÍCULO

 

A proposta salesiana de educação contempla o envolvimento do aluno em atividades diferenciadas e de enriquecimento do currículo, tais como atividades pedagógicas, pastorais, artísticas e esportivas.

É importante ressaltar que os alunos envolvidos em tais atividades representam o Colégio, sendo, portanto, exigida uma postura de compromisso e responsabilidade coerente com a filosofia salesiana de educação.

Em caso de deslocamentos, é fundamental a apresentação da autorização devidamente preenchida e assinada pelo responsável, bem como a identidade estudantil.

Entre as atividades destacam-se:

 

a) Atividades Pedagógicas:

         Sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, a Escola organiza trabalhos de campo, estudos de meio e viagens pedagógicas de acordo com o planejamento das diversas áreas do conhecimento.

 

b) Aulas de Apoio Pedagógico:

        São oferecidas aulas de apoio pedagógico em português, matemática, no contraturno, para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

        Os alunos são encaminhados para essas aulas via professor da matéria, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica.

c) Treinos Esportivos:

O Colégio Auxilium é conhecido por sua excelência em ensino e incentivo ao esporte.  Visando ao aprimoramento de nossos alunos no tocante a algumas modalidades esportivas, oferecemos, no período da tarde, os treinamentos.

  1. O aluno pode inscrever-se em até dois esportes.
  2. Para permanecer nos treinos, o aluno deve manter boas notas e ótima disciplina.  
  3. Assiduidade: após três faltas ao treino, o aluno poderá ser desligado automaticamente.
  4. É obrigatório o uso do uniforme específico (camiseta do treino e bermuda de Educação Física) para o treino, sem ele o aluno não poderá treinar.
  5. O compromisso com seu técnico e com a escola é indispensável.
  6. Qualquer ato de indisciplina antes, durante ou depois do horário de treino acarretará em suspensão do atleta.

As orientações disciplinares deste manual valem também para todas as atividades extraclasse complementares do currículo.

  1. SERVIÇOS ESPECIAIS

 

CANTINA

Serviço terceirizado pela empresa , que atende, com qualidade, a todos os seus clientes.  

Na busca por uma melhor qualidade de vida de nossos alunos, são oferecidos lanches assados e sucos naturais de segunda a quinta-feira.

Para facilitar o atendimento, a lanchonete desenvolve sistema de Vale Lanche Mensal, com a aquisição prévia de tíquetes.

 

Queremos escola e família em parceria, construir o que há de melhor para os nossos alunos e seus filhos.

Portanto, precisamos juntos, caminharmos para que a qualidade do Ensino que hoje na educação salesiana é a marca profunda da nossa atuação continue sendo visível em todo o Brasil.

 

                                                                                                                                                                                              Anápolis, Janeiro de 2020

                                                                                   

 

Para Dom Bosco e Madre Mazzarello:

                         ” Educação é coisa do coração”.

                                         Anápolis, fevereiro 2020