Sala Maker

Aula: Jogo de damas dos sinais Turma: 7º ano Disciplina: Matemática Professor: Claudio Ferreira
A matemática está presente em nossa vida relacionando com tudo que nos cercam, assim assume um papel importantíssimo na sociedade do conhecimento, pois possibilita a resolução de problemas, raciocínio lógico e a tomada de decisões. É através do jogo como recurso que se constitui uma maneira interessante e atrativa de propor situações problemas, pois permite que o aluno desenvolva a criatividade na elaboração e/ou resolução de estratégias e busca de soluções do mesmo tornando as atividades mais lúdicas e prazerosas, além de promover significados ao mundo social e cultural. (DANTE 1996 p. 37). O jogo torna-se uma estratégia de ensino muito importante, pois estimula a interação, a curiosidade e a criatividade.
Desta maneira nos deparamos também com a tecnologia, que em suas diferentes formas está cada vez mais adentrando a nossa casa, modificando e influenciando no nosso modo de pensar, agir e relacionar-se socialmente.
Jogo de Dama dos Sinais
Público alvo: Alunos do 7º Ano
Objetivo: Confeccionar com os alunos do 7º ano o jogo de damas de sinais visando compreender os conceitos de adição e subtração de números inteiros (positivos e negativos). O jogo permite também revisar os conteúdos já trabalhados bem como comparação de números positivos e negativos, saldos positivos e negativos, números opostos ou simétricos e valor absoluto de um número inteiro.
Regras:
Consiste em um tabuleiro de 6 x 6, e peças numeradas de (+16) até (-16), essas peças são dispostas no tabuleiro de forma aleatória e na vez de cada pessoa jogar basta retirar uma peça, o próximo a jogar só pode retirar da linha ou da coluna em que estava localizada a peça que o jogador anterior retirou, e assim sucessivamente. No final é feita a soma dos valores das peças, quem obtiver um número maior vence o jogo. Se na sua vez de jogar não tiver nenhuma peça na linha ou coluna que o outro jogador tirou, escolha qualquer peça do tabuleiro dando a possibilidade de continuidade do jogo.
Atenção: O tabuleiro contém 36 quadradinhos, e (+16) até (-16) possui 33 números, então para completar o tabuleiro teremos que confeccionar mais três peças de valor zero.
Professor Claudio Ferreira da Silva

Sala Maker (5 Fotos)